top of page
Buscar
Foto do escritorwilson silva junior

A permuta e o novo imóvel: Fazendo seu imóvel se tornar um ativo.

Precisamos falar de forma simplificada sobre o “negócio” permuta sob a ótica de investimento para criar retornos financeiros sem que você retire dinheiro do bolso.


As cidades estão sempre em mutação, e, como cada metro quadrado de espaço está se tornando cada vez mais disputado e caro.

Cabe a você decidir se vai continuar reclamando desta situação: aumento de pessoas e seus carros na vizinhança, barulho, aglomerações etc., ou se acompanha o movimento e de quebra arruma renda passiva (o imóvel trabalha para você).

O que vemos diariamente é que as vizinhanças estão ficando cada vez mais compactas e alguns clientes questionam, acreditem: “é possível fazer algo para evitar?”

A resposta muitas vezes não soa bem aos ouvidos dos tradicionalistas, mas.... “SIM, é possível”, mas, espera, deixa eu explicar para não parecer loucura.

Havia uma família que praticamente fundou o bairro em que nasci e vivi até alguns anos atrás. Os proprietários originários do imóvel faleceram e iniciou-se uma “corrida” para avaliar o que fariam com o imóvel....

Lá pelas tantas lembraram: “o filho da Dona Gessy* (que sou eu) é advogado.... Então fui procurado (já havia passado mais de uma década dos falecimentos).

Solucionada a regularização (neste caso, inventários, inclusive de dois dos filhos que também já haviam falecido neste tempo), o que fazer com o imóvel? Ninguém tinha interesse direto sobre ele, então fizeram a opção de vender.

Então apresentei o negócio de permuta.... Simplificando a simplificação: um imóvel (praticamente um terreno – com construção antiga), por outros três apartamentos (novos), com maior facilidade em caso de venda (imóveis que admitem financiamento e outras facilidades em termos de crédito para a compra), com valor de mercado superior ao imóvel originário, e, caso seja melhor um ótimo gerador de renda (aluguel).

Então voltando à resposta: SIM é possível fazer algo para evitar (reclamações, contratempos, desgosto, raiva etc.). Você pode evitar tudo isto acompanhando a maré, aproveitar a oportunidade e talvez com o valor dos imóveis comprar uma chácara, uma casa na praia, e, ter a paz desejada. Sabe por quê? Porque o progresso não vai parar ou andar para trás, e de repente você pode ficar cercado por prédios e sem possibilidade de encontrar interessados mais adiante no tempo.

A permuta é um negócio absolutamente viável e muitas vezes liberador (construir sem gastar, ou mesmo que não tenha dinheiro), e, em caso de proprietários idosos, pode ser um gerador de verba complementar à aposentadoria, e em caso de utilização para moradia a maior segurança com portaria, vizinhos em presença constante etc.

Muitas vezes a permuta permite que cada herdeiro tenha o seu próprio imóvel, sem atritos, com valores idênticos e possibilidade de uso ou de venda de forma simplificada.

Este pode ser o negócio que vai aliviar sua situação financeira, pois, de um imóvel grande, antigo e custoso, você pode passar a ter dois, três, quatro (tudo a depender da avaliação), que te trarão renda e moradia e possibilidade de venda de alguns para adquirir um imóvel de veraneio que te garanta a tranquilidade desejada.

Por fim, e por ser uma questão patrimonial de grande importância, para segurança do proprietário, a permuta deve ser acompanhada por contrato e análise documental que crie garantias para quem está entregando seu imóvel para um empreendimento maior e por isso este deve sempre ser acompanhado de quem pode lhe assessorar de forma exclusiva e única.

Um especialista sempre vai agregar valor ao seu negócio, e você perceberá quando tudo ao final tiver transcorrido bem. Um especialista sempre é o seu melhor investimento.

Para mais informações entre em contato conosco, envie suas dúvidas e teremos prazer em conversar com você sobre este negócio imobiliário.


* Dona Gessy: Um dos principais apontamentos do meu currículo é ser filho dela, quase uma entidade do bairro, trabalhou na escola como Servente escolar, mas, garantiu muitas matrículas de alunos. Mãe de sete, sendo eu o último, lutou bravamente, até comigo mesmo para eu ser o que sou hoje.

3 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page