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Foto do escritorwilson silva junior

Assistência Técnica no Imóvel – Importância de uma boa linha do tempo

Parabéns!!! Bom saber que você comprou seu imóvel próprio!!!

Foi isso que eu disse a um amigo assim que soube da compra de um imóvel concluída com sucesso...mas, após me falar da sua compra apresentou um rol de frustrações e a pergunta: ainda dá tempo?

......Assim que receber as chaves...não, não...espera um pouco! Antes de receber as chaves do seu imóvel é preciso fazer uma vistoria e geralmente a incorporadora/construtora trata disso como um ato do tipo: “Olá aqui é a sala, ali é o quarto e acolá é o banheiro etc.”. Este momento é de suma importância no quesito assistência técnica do imóvel (caso seja necessária, e sinceramente eu desejo que não!).

Mas, tem aquele ditado que seguro morreu de velho. E, não vai nessa conversa que por ser novo, o imóvel não apresenta problemas.

É certo que a qualidade das construções melhora constantemente, mas há que se considerar o imponderável, a falha, elementos da construção sem a melhor qualidade, tempo de exposição até a conclusão da obra etc. Tudo isso deve ser analisado por um profissional que tenha conhecimento técnico (engenheiro/arquiteto) de sua confiança para a sua detecção o quanto antes, para que sua assinatura no termo de vistoria seja condizente com a realidade encontrada no imóvel.

Pronto! Você começou a construir a sua linha do tempo em questões referentes a assistência técnica.

E o mais importante é DOCUMENTAR as suas ações. Na vistoria encontrou algo fora do padrão normal (constatado por engenheiro ou arquiteto), aponte a falha, com análise técnica e faça constar no auto de vistoria, faça fotografias, . Ou seja, não deixe as questões abertas apenas verbalmente, isto não te coloca em posição de poder cobrar respostas.

Durante a reforma ou já morando no imóvel, encontrou problema, seja com águas (limpa, esgoto, infiltração), fiação, estrutura, dimensões etc. Faça imediatamente um comunicado escrito – por todos os canais de atendimento disponíveis (e-mail, SAC, WhatsApp etc.), ofereça um prazo razoável para resposta – sempre de acordo com o ocorrido, e mantenha todos os contatos organizados de acordo com as ocorrências.

Nas visitas técnicas da construtora, nunca receba sem estar acompanhado de seu técnico de confiança (caso o problema está prejudicando outros condôminos, partindo do seu imóvel, peça a presença deles e do síndico – documente o convite – email, WhatsApp). Documente a visita com fotografias, peça que as pessoas presentes se identifiquem e faça documento escrito das presenças.

Lembre-se que o critério é a sua segurança em face de uma empresa. Até onde for possível construa a sua linha do tempo sempre pensando em PROVAS que podem inibir uma disputa judicial por parte da construtora, quando perceber que você está dom tudo devidamente exposto em documentos.

É isso! Não espera

E o amigo?

.....Como não acompanhava minhas redes sociais, site, blog....já tinha o imóvel quase dois anos, mas, conseguiu me encontrar em tempo e fizemos todas as comunicações e vistorias necessárias, e sua questão sobre fiação e conjunto elétrico, sem capacidade de suportar todos os aparelhos eletrônicos foi devidamente solucionado.



Não é bobagem. Invista sempre em Advogado!!! Especialista!!!

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